Os primeiros registros históricos do papel datam de 2 mil anos atrás, quando oficiais da dinastia Han, na China, usaram fibras de casca de amoreira, cânhamo e água para criar uma massa que, depois de virar pasta, foi esticada no sol para secar. Assim surgia a primeira folha de papel. A produção de papel e celulose evoluiu muito de lá para cá, mas continua um processo essencialmente sustentável. Ela usa madeira, um recurso natural renovável, e gera um produto que é 100% reciclável e biodegradável. Esse processo é o ciclo biológico da economia circular, na qual tudo o que é extraído da natureza é reintegrado ao ecossistema sem geração de passivos.
Recursos Naturais
Certificações que garantem o fomento florestal responsável.
Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação
Primordial no processo de desenvolvimento de soluções mais sustentáveis.
Design de embalagem
Desenvolver embalagens de fácil desmontagem, separação e reciclagem, pensando em soluções que evitem o desperdício.
Parcerias para o desenvolvimento sustentável
Criar negócios e parcerias para obter soluções sustentáveis que incorporem a circularidade.
Produção responsável
Eficiência no consumo de água e energia, redução na emissão de gases do efeito estufa e reaproveitamento de resíduos.
Consumo
Escolha por produtos que sejam recicláveis e biodegradáveis.
Reparo, reuso e reciclagem
Destinação correta e reintegração da matéria-prima ao processo.
Nós fazemos parte de todo esse processo de forma sustentável, e somos a maior recicladora de papel do Brasil, com 335 mil toneladas de aparas utilizadas na reciclagem de fibras por ano. E mesmo quando o papel não é destinado para a reciclagem, ele ainda possui vantagem sobre outros materiais porque tem uma rápida decomposição na natureza.
Enquanto uma sacola plástica demora 150 anos para se decompor no meio ambiente, uma embalagem de papel leva apenas 6 meses para ser completamente reintegrada ao ecossistema de maneira natural.
Além disso, a certificação das florestas por órgãos internacionais independentes garante que a madeira que serve de matéria-prima para o nosso papel e celulose tenha origem em manejos florestais sustentáveis. Em 1998, fomos a primeira empresa do setor de papel e celulose no Hemisfério Sul a receber a certificação FSC® para áreas florestais. Essa certificação atesta que nossos processos adotam as melhores práticas sociais e ambientais, garantindo que o produto que chega na sua casa seja sustentável e ecologicamente responsável.
Veja mitos e verdades sobre o papel no site da Two Sides, uma organização sem fins lucrativos da qual fazemos parte, que busca fornecer informações confiáveis sobre a sustentabilidade do papel.